Biografia

ft2

O deputado Ricardo Teobaldo nasceu em Limoeiro, em 18 de outubro de 1965, é filho caçula de José Humberto de Moura Cavalcanti e Ida Teobaldo de Azevedo Cavalcanti, tendo ao todo dez filhos. Em 1998, casou-se com Juliana Pimentel, com quem tem duas filhas, Luana e Giovana.

Foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2002 sendo reeleito para a legislatura de 2006. Em seu primeiro mandato atuou ativamente na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, sendo vice-líder do Governo Jarbas Vasconcelos. Entre outros, foi titular da Comissão Especial de Implantação do Fome Zero, Vice-Presidente da Comissão de Negócios Municipais e presidente da Comissão de Defesa ao Meio Ambiente, que lhe garantiu o Prêmio Nacional Biosfera 2006, graças aos bons serviços prestados. Em seu segundo mandato teve atuação pautada na defesa das questões regionais, principalmente, quanto à geração de empregos e à melhoria da infraestrutura, lutando em prol das causas sociais e dos movimentos populares.

Em 2008, Ricardo Teobaldo é eleito prefeito de Limoeiro, sendo reeleito em 2012 para o cargo. A frente da prefeitura, Ricardo fez um mandato que transformou a cidade. Limoeiro recebeu investimentos e melhorou sua infraestrutura e reforçou a saúde e educação. O município também recebeu novas industrias e passou a ser protagonista no desenvolvimento da região.

No ano de 2014 Ricardo Teobaldo renunciou ao cargo de prefeito de Limoeiro para a disputa do mandato de deputado federal, sendo eleito pelo PTB com 92.262 votos. Logo após passou a integrar a bancada do Podemos, partido que preside em Pernambuco, e lidera na Câmara dos Deputados. Atualmente é titular da comissão que trata da PEC 42609, que dispõe sobre a recondução de cargos da mesa diretora de câmara de vereadores e assembleias legislativas. Ocupa também a suplência da comissão que trata da criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. Em Brasília ocupou também as funções de titular das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, onde foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2016, uma das funções mais importantes do congresso nacional.